De olho nas tendências

De olho nas pesquisas

A área de gestão de pessoas conta com muitas pesquisas e com a constante otimização dos seus processos. As pesquisas são a base para que os melhores passos sejam tomados nessa área, são o que possibilita as pessoas e as empresas a tomarem ações direcionadas ao sucesso. 

Esse estudo constante é consequência de um fato claro: dia após dia o mercado muda, suas necessidades são outras e a estrutura das organizações se transformam. Cabe a área de gestão de pessoas se adaptar a essas mudanças, se reinventar, trazer melhorias às atividades e manter os colaboradores engajados.

Por isso, a Cônscio separou alguns tópicos para sua empresa ganhar tempo com os conhecimentos que se aplicam para o ano de 2020. Confira a seguir e garanta um bom desenvolvimento para a sua empresa esse ano.

Inovar para avançar

Sua empresa tem priorizado a inovação? Esta é uma medida inteligente se você deseja que a sua organização fique em evidência no mercado. Isso se aplica também às questões de RH, o qual deve permanecer aberto às novidades, sempre buscar exercitar a criatividade e dar espaço às novas ferramentas.

Segundo uma pesquisa focada em inovação e RH publicada na Liga Insights Trends e realizada pela aceleradora de startups Liga Ventures, 35% dos colaboradores de empresas brasileiras acreditam que a inovação é um tema alinhado à visão e estratégia da empresa. Porém, nem todas as áreas conseguem aplicá-la e, especificamente na área de RH, enquanto quase 30% dos colaboradores acreditam que o tema é discutido e as medidas estão começando a serem aplicadas no dia-a-dia, ainda são 27% os que dizem que a inovação é tratada de maneira superficial, sem nenhuma prática efetivada.

Ao inovar, a empresa se coloca na frente, se antecipa diante dos desafios e acontecimentos repentinos que possam surgir, como por exemplo: o movimento da economia, a insatisfação dos clientes, os passos da concorrência ou uma tribulação na parte de comunicação e marketing.

Se sua empresa estiver preparada, criará mecanismos de defesa para atravessar um momento de crise e superar, com chances de reacender ainda mais fortalecida. É preciso partir em busca do novo para incorporar às atividades incentivando a participação de todos os colaboradores. Associação Brasileira de Automação

Visto dessa forma, a prática da inovação se dá então, em dois importantes momentos: o da busca dos novos conhecimentos e o do engajamento dos colaboradores. Nesse ponto, o RH é o setor de maior importância na prática da inovação. Pois, além de ser responsável por trazer novos conhecimentos para sua própria área, o RH é responsável pela ambientação dos colaboradores em todas as otimizações propostas na empresa.

Informação: Qual é a sua fonte?

Encontrar dados relevantes é o que confere efetividade às estratégias do seu time. O lugar de onde a pesquisa vem merece atenção. Pois a origem da pesquisa é o que dá seu fundamento e sua credibilidade. Isto é, uma pesquisa com fonte segura é aquela que foi desenvolvida por processos que já foram discutidos academicamente e foram validados. Por isso, no momento de inovar é preciso discernir o que é uma informação rasa de uma informação concreta. Afinal, é com base nestas informações que ações nas empresas são guiadas e elas precisam ser assertivas.

Os eventos e portais de notícias são ótimas opções e dominam as estatísticas como as fontes de pesquisa mais utilizadas. No caso dos gestores de pessoas, 74% utilizam dos eventos para se manterem atualizados e 66% utilizam os portais de notícias. Então, estas opções não devem ser deixadas de lado e devem ser prioridade na hora de se atualizar. (Porque a maioria dos gestores de pessoas utilizam esses veículos eles são bons, só poderia ser verdade se você apresentasse que são gestores de sucesso. Se não, isso não é uma condicional com consistência. Quem produz os conteúdos para os portais de notícia?)

Assim, é possível ficar por dentro das novidades, manter um nível de informação superior ao dos concorrentes, ajudar as relações e estratégias, possibilitar a informação boca-a-boca (ainda utilizada por 35% das pessoas) e inspirar insights para novas pesquisas e ações. Os eventos são uma ótima forma de networking, de ampliar a possibilidade de parcerias, além de trazer informações ricas, muito variadas e, por vezes, exclusivas de métodos, experiências e novas tecnologias.

Motivação, relacionamento e humanidade

Segundo o CEO da empresa Empower, Rodrigo Masao, cada vez mais os jovens buscam empresas que possuam uma cultura que combine com seus valores, metas e visão de mundo, tornando natural a mudança de emprego por uma falta de identificação. O empreendedor ainda justifica esse fato com abundância de recursos e oportunidades que alguns jovens têm em sua época. Masao comenta que eles serão 50% da força de trabalho em 2020.

Isto é um alerta para que as empresas concentrem esforços para inovar também na criação de um ambiente saudável e atrativo para esses jovens. Apesar das mudanças tecnológicas serem muito importantes, é necessário dar ênfase também nas questões de humanidade e focar em princípios. Isso, além de promover um ambiente positivo, irá contribuir para encontrar, atrair e reter os novos talentos.

Em um mundo do trabalho em que quase 90% dos colaboradores estão desengajados, engajamento deveria ser o foco da busca de inovação no RH. Para tanto, é necessário entender as dores e a realidade desses indivíduos. Nossos colaboradores possuem graves dificuldades de relacionamento com a liderança, buscam significado no trabalho e nos últimos anos sofrem com aumento de ansiedade e uma perda de qualidade de vida. [Bruno Rodrigues, CEO e Founder da GoGood]

Portanto, valores como propósito e significado, ética, qualidade, colaboração, transparência, abertura, entre outros, são importantes tendências do capital humano.

 As informações trazidas neste blog correspondem a dados recentes, alinhados com o rumo que o mercado vem demandando e que as empresas passam a aplicar internamente. Ficar sempre atento a estas outras informações são essenciais para que aos poucos, as empresas continuem evoluindo, de acordo com a realidade de cada uma. O importante é se manter atualizado e disposto a mudar para não ficar para trás.

Sempre atualizada, a Cônscio está à disposição para auxiliar o desenvolvimento da sua empresa! Nós identificamos quais as melhores medidas para trabalhar internamente, potencializamos o seu time e intensificamos o seu negócio com atitudes, resultados e tempo estimado de maneira personalizada as necessidades específicas da sua organização. Vamos conversar?

 

Fontes:

Notícias relacionadas