Organização do Quadro Social e a sua importância para as cooperativas

Organizar o quadro social nas cooperativas é fundamental para a perpetuação da própria cooperativa e para o sistema cooperativista como um todo. Através do processo de organização  do conjunto de cooperados, que são além de usuários, são também donos, a cooperativa garante  a representatividade dos interesses individuais e coletivo dos membros e a sucessão para a continuidade do empreendimento.

As assembleias em uma cooperativa, representam o órgão máximo de gestão, fiscalização e operacionalização, onde realmente são tomadas as decisões estratégicas do empreendimento cooperativista. Cada cooperado possui um voto, assegurando a  democracia, a transparência e oportunizando o engajamento e a participação ativa de todos no desenvolvimento da cooperativa.

Para que as cooperativas sejam bem-sucedidas em seus objetivos, é necessário que os cooperados tenham conhecimento sobre a filosofia e os princípios cooperativistas, a legislação e as normas que regem o funcionamento dessas organizações. Por isso a educação cooperativista é fundamental para o desenvolvimento sustentável desses empreendimentos e permite a construção de uma cultura de cooperação e solidariedade entre os membros, além de promover a responsabilidade social e ambiental das cooperativas.

E assim, desenvolvendo a educação cooperativista através da organização do quadro social, pode se garantir ainda mais solidez, credibilidade e se torna essencial para o sucesso da cooperativa. Importante observar ainda, que é através das assembleias que são eleitos os representantes dos conselhos, dirigentes, a aprovação das contas, a decisão sobre investimentos e projetos, entre outras questões importantes. Desta forma, somente com um conjunto de cooperados bastante esclarecidos e conscientes do seu papel, que a cooperativa assegura o seu desenvolvimento e perenidade. Existem várias formas de se organizar o quadro social nas cooperativas, como por exemplo a criação de núcleos e comitês, que são estruturas importantes para apoiar os conselhos e dirigentes nas ações que visem o fortalecimento e crescimento da cooperativa.

Alguns dos benefícios da Organização do Quadro Social nas cooperativas:

  • Incrementa a mobilização dos cooperados na participação dos eventos assembleares.
  • Possibilita a integração entre os cooperados e com a cooperativa.
  • Oportuniza maior esclarecimento por parte dos cooperados sobre o papel de cada um e o propósito da cooperativas e sua prestação de serviços.
  • Assegura que dirigentes, executivos e colaboradores entendam as necessidades e anseios dos cooperados.
  • Proporciona a credibilidade e fidelização dos cooperados com a sua cooperativa.
  • Favorece o aumento do quadro social em função de maior visibilidade provocada pela atuação de cooperados mais comprometidos, com o sistema cooperativista e a sua cooperativa, nas comunidades em que atuam.

Em suma, a organização do quadro social é um dos pilares do modelo cooperativista, garantindo a participação ativa, a gestão democrática dos cooperados e contribuindo no processo sucessório da cooperativa.

Fique atento nas nossas postagens, no próximo texto traremos um pouco mais de informações sobre a estruturação da Organização do Quadro Social.

Notícias relacionadas