Inovação e Humanidade

Inovação e Humanidade

Inspirado pelo estudo do professor de criatividade Murilo Gun, o time Cônscio resignificou a área dos recursos humanos e a sua importância para as empresas da atualidade.

As organizações são constituídas por pessoas e são também desenvolvidas para: ou oferecer serviços às pessoas, ou elaborar produtos para atender às suas necessidades. O segredo para o sucesso das empresas se fundamenta então, no ser humano e hoje mais do que nunca. Nós já vamos entender o porquê.

As mudanças culturais determinam o sucesso das organizações

Muitas coisas mudaram desde a 1ª Revolução Industrial, o ser humano mudou e nós não nos relacionamos com o mundo do mesmo jeito que nossos antepassados. De forma que, com os avanços da tecnologia, a cada geração que nasce essa relação se torna mais complexa e dinâmica.

Assim, criou-se um abismo entre o estilo de vida das pessoas que nasceram junto com as indústrias e o estilo de vida dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho hoje. Isso resultou em demandas cada vez mais frenéticas por produtos e serviços. Portanto, a cada nova geração as organizações precisam se reinventar para dar conta de sobreviver à competitividade pelo mercado consumidor.

A era da dinâmica

No entanto, as inovações tecnológicas proporcionaram uma velocidade e uma facilidade à comunicação como nunca antes. Isso gerou uma mudança completa em nosso quadro cultural, as diversidades foram globalizadas e interconectadas. Por esse motivo hoje não existe uma visão de mundo padronizada que caracterize as gerações mais recentes. Ou melhor, o padrão para essas gerações é o próprio dinamismo cultural, a velocidade com a qual as coisas acontecem e as necessidades de consumo mudam.

Como uma empresa pode se se adaptar a isso? É preciso sair na frente das demais empresas no momento de perceber tais mudanças de contexto. Assim, os profissionais contratados para gerar inovação não são mais aqueles que possuem uma fórmula pronta para o sucesso, pois não há mais constantes que universalizam esse cálculo. Mas são os profissionais com uma capacidade fundamentalmente humana que é “a capacidade de perceber as mudanças à medida em que elas ocorrem” (frase de Murilo Gun).

“O diferencial do ser humano é ser humano” (Murilo Gun)

Para perceber a mudança é preciso observar e quem observa faz isso a partir de uma perspectiva. Por isso, é extremamente estratégico que toda organização se constitua por uma pluralidade de personalidades, gerações e, como efeito, perspectivas. De modo que, toda diversidade de visões de mundo que compõe nossa atualidade e suas respectivas mudanças sejam absorvidas pela organização.

Então, a empresa que possui um público diverso deve ser composta, na mesma medida, pela harmonia entre estas vertentes culturais e pela presença viva do que as difere. Por esse motivo é que a área de recursos humanos é essencial na atualidade: desenvolvendo as potencialidades de cada pessoa em sua singularidade e harmonizando os relacionamentos para torna-los produtivos.


Sobreviver no mercado é uma tarefa complexa. Mas, somando as diversidades que nos constitui enquanto organização e desenvolvendo aquilo que há de humano nas nossas habilidades profissionais o resultado será sempre único, produtivo e inovador.

Notícias relacionadas