Pesquisa mostra que lideranças formadas nas próprias cooperativas são mais engajadas e comprometidas

De acordo com dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), cerca de 80% das cooperativas fecham suas portas em menos de 10 anos de existência. Esse dado alarmante mostra a importância de se pensar no futuro da cooperativa desde cedo, e um programa de sucessão é um passo importante nessa direção.

 

Um programa de sucessão tem como objetivo garantir a continuidade da cooperativa em caso de saída de lideranças importantes. Isso é especialmente importante em cooperativas menores, onde a saída de um líder pode ter um impacto significativo. Além disso, um plano bem estruturado pode trazer benefícios para a cooperativa, como a possibilidade de desenvolver novas lideranças a partir dos próprios quadros da organização.

Quando uma cooperativa tem um programa de sucessão bem definido, ela pode investir na formação e desenvolvimento de novas lideranças, preparando-as para assumir cargos importantes no futuro. Isso pode trazer benefícios como a renovação de ideias e a diversificação de perspectivas, o que pode ser fundamental para a sustentabilidade da cooperativa a longo prazo.

Além disso, um programa de sucessão pode trazer benefícios para as próprias lideranças desenvolvidas pela cooperativa. De acordo com um estudo da Fundação Nacional de Pesquisa Cooperativa dos EUA, lideranças formadas em cooperativas tendem a ser mais engajadas e comprometidas com a organização, o que pode levar a uma maior coesão interna e, consequentemente, a uma maior eficiência e produtividade.

Ele não é algo estático e imutável, mas sim uma ferramenta dinâmica que deve ser constantemente avaliada e atualizada. A cooperativa deve estar sempre atenta às mudanças no seu contexto e no mercado em que atua, para ajustar o programa de acordo com as demandas do momento.

Um programa de sucessão é fundamental para garantir a sustentabilidade das cooperativas a longo prazo. Investir na formação e desenvolvimento de novas lideranças pode trazer benefícios tanto para a cooperativa quanto para as próprias lideranças, e é uma forma de garantir a continuidade da organização em caso de saída de lideranças importantes.

Notícias relacionadas