Transição de carreira: como saber se devo mudar de profissão?

Como sabemos, tudo muda com o tempo: a tecnologia, os costumes, as relações, a política, a economia… a vida! Da mesma maneira, algo que está em constante evolução é o perfil do profissional.

 Antes, a meta era trabalhar por muitos anos em determinada empresa e ganhar dinheiro suficiente para a aquisição de bens, o que mudou com o passar dos anos. 

Hoje, os objetivos do profissional são bem diferentes e consideram muito mais a realização pessoal e a possibilidade de angariar novos conhecimentos, competências e experiências.

Essa nova busca rompe com a ideia de que a carreira de sucesso é linear e calculável. Ela tem poder para transformar a nossa vida profissional e nos indicar áreas com as quais nos identificamos mais e que dependem exatamente das nossas melhores habilidades.

Certamente, você concorda que todo profissional quer obter êxito, e são naturais as insatisfações que a vida apresenta. Entretanto, é preciso atenção para identificar o que está acontecendo!

Se você sente que está em crise, identifique os “sintomas” e saiba se realmente chegou a hora de “mudar de ares”. Como um médico, considere que um tratamento eficaz depende de um diagnóstico assertivo.

 

  1. Sensação de esgotamento: fique atento aos alertas do seu corpo e priorize sempre sua saúde. Se ele tem emitido sinais como exaustão constante, sono desregulado, estresse e doenças ao invés de satisfação pelo trabalho, passe a considerar uma transição de carreira.
  2. Falta de identificação: se você não se identifica com o que está fazendo hoje, vale a pena buscar saber melhor quem é você. É nessa jornada -- a do autoconhecimento -- que você irá descobrir ou relembrar suas principais habilidades e concluir, considerando-as, se vale a pena ou não permanecer neste trabalho.
  3. Aproveitamento inadequado de habilidades: se você conhece bem suas habilidades e sente que elas não têm sido aproveitadas de maneira adequada, ou poderia empregá-las em algo que lhe fizesse mais feliz, busque novas oportunidades ou pesquise novas áreas em que suas competências são bem-vindas.
  4. O salário não compensa: se o seu salário não compensa mais o tédio de seu trabalho, é importante rever a situação. Não se deixe influenciar pelas emoções, mas mantenha a atenção nos sinais. Dessa maneira, com calma, tome a melhor decisão.

 

Hora de agir

Identificou-se com uma ou mais das situações descritas acima? Se sim, chegou o momento de tomar as devidas providências.

O que você não pode é ficar estagnado, continuar entediado, perder tempo e oportunidades e, principalmente, colocar sua saúde em risco!

Confie em você e abra-se à nova perspectiva profissional que uma transição de carreira irá lhe trazer! 

Siga firme em seu propósito e conte com a minha MENTORIA ONLINE E GRATUITA para lhe conduzir neste caminho.

 

Grande abraço,

Mara Schwatz.

Notícias relacionadas