Quatro pontos essenciais para uma transição de carreira bem-sucedida

Quatro pontos essenciais para uma transição de carreira bem-sucedida

Quando um profissional reconhece que precisa mudar de profissão, é porque ele já entendeu que o conceito de carreira tem mudado ao longo do tempo.

Hoje, aquela ideia de que a carreira deve ser linear perdeu força. Isso porque sua “dimensão subjetiva” importa cada vez mais.

Ou seja, a carreira, mais que um apanhado de trabalhos de uma pessoa, é o sentido que ela dá ao todo destas experiências, conectando a passagem entre uma ocupação e outra.

Há, ainda, fatores como a dinâmica cada vez mais acelerada de mudanças e instabilidade do mercado, a constante ressignificação dos acontecimentos e a frequente variação nas relações de trabalho, que também são determinantes para a transição de carreira.

Se você busca um novo sentido, ou se não está confortável nesse ambiente dinâmico, fique atento a estes quatro importantíssimos requisitos para uma bem-sucedida transição de carreira:

  1. Autoconhecimento: ele é fundamental para que você se reconecte consigo mesmo, defina o que lhe desmotiva na ocupação atual para, então, buscar aquelas possibilidades que, por algum tempo, foram deixadas de lado.
  2. Conhecimento do mercado: associado ao autoconhecimento, ele lhe permitirá um projeto próprio bem estruturado a partir de suas próprias ambições e livre de sua empresa atual e da dinâmica do ambiente.
  3. Planejamento: considerando que o objeto de uma transição de carreira é a mediação entre os desejos da pessoa e as possibilidades na realidade em que ela quer se inserir, é preciso estabelecer um plano para atingir o objetivo e cumprí-lo.
  4. Contar com ajuda especializada: a partir de uma análise psicológica e projetiva que ressalta as qualidades e especificidades do analisado, é possível traçar uma carreira de sucesso e realização realinhada ao sentido que a pessoa escolheu para a atual fase de sua vida.

Portanto, se você percebe que precisa fazer algo quanto à sua vida profissional mas sente-se perdido, sem saber para onde ir ou como agir, eu quero lhe fazer um convite:

Atuo há mais de 20 anos como orientadora de carreira profissional e estou disponibilizando uma mentoria gratuita para lhe ajudar neste momento que exige uma decisão.

Para participar, basta clicar no link abaixo e agendar um encontro online comigo.

https://cursos.consciorh.com.br/transicao-de-carreira/

Ou deixe um comentário que entraremos em contato.

Por mais difícil que esta fase possa parecer, sempre há uma solução!

Conte comigo.

Mara Schwatz.

Notícias relacionadas