Se você não dominar o autoconhecimento, sua carreira continuará estagnada

Atualmente, pensar em transição de carreira significa quebrar a ideia de que nossa jornada profissional e nossa vida devem evoluir de forma linear e crescente, até que a idade avançada nos faça desacelerar.

Isso significa que, além dos fatores pessoais (como família e saúde), outras questões vêm ganhando cada vez mais importância na hora de decidirmos sobre os caminhos de nossa vida profissional.

A sociedade contemporânea tem comprovado que as mudanças aceleradas, a instabilidade do mercado e até mesmo as alternâncias relacionadas aos valores que influenciam cada indivíduo permitem infinitas variações aos padrões “tradicionais” de trabalho e, com isso, tornam a transição de carreira cada vez mais comum.

Muitas vezes, essa transição ocorre de maneira induzida, seja por um eventual desligamento ou diante de uma carreira que perdeu a perspectiva de atuação e se tornou obsoleta (como postos em locadoras e lan houses, por exemplo). Talvez até por alguma promoção para outra área de atuação. 

Entretanto, ela pode acontecer também de forma deliberada, quando o profissional se sente desmotivado por não ver mais sentido naquilo que faz ou porque seus valores pessoais não são mais compatíveis com os da empresa em que trabalha.

Esses dois movimentos são diferentes, mas fazem a mesma exigência ao profissional do século XXI: o autoconhecimento. 

No primeiro caso, ele soluciona a necessidade do profissional de se reconectar consigo mesmo, definir o que o desmotiva na ocupação atual para, então, buscar possibilidades que por algum tempo foram deixadas de lado.

Já no segundo, para não ficar refém dos movimentos do mercado e da empresa em que trabalha, o profissional precisa desenvolver um projeto próprio bem estruturado a partir de suas próprias ambições. 

Em resumo, a transição de carreira é “a mediação entre os desejos da pessoa e as possibilidades na realidade em que ela quer se inserir”, como diz o especialista no tema, Maurício Sampaio.

Por isso, se você não está plenamente satisfeito com o que faz, precisa tomar uma decisão sobre sua carreira. Do contrário, suas chances de avançar ou até mesmo de sobreviver no mercado se reduzirão a zero!

E lembre-se: por mais difícil que esta fase possa parecer, ela passará. Sempre há uma solução!

Conte comigo.

Mara Schwatz.

Notícias relacionadas